Praias de Guarujá têm mais de 70 reservas de casamentos até o fim do ano

Após a Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, liberar a retomada de casamentos nas praias da cidade, até esta sexta-feira (29), o município já conta com mais de 70 cerimônias agendadas para este ano. De acordo com a administração, os casamentos nas praias foram suspensos após a chegada da pandemia, em 2020, mas foram retomados com todas as medidas de prevenção ao vírus.

Os eventos foram viabilizados por meio do Decreto Municipal 14.495/2021, publicado no dia 31 de setembro, regulamentando as cerimônias em trechos da faixa de areia das praias do Guaiúba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Enseada, Pernambuco e Perequê.

Com a retomada, 72 casais de várias cidades do estado entraram em tratativas com a prefeitura para realizar as cerimônias até o fim deste ano. A medida integra o processo de retomada segura e gradativa dos eventos. Na última quarta-feira (27), uma cerimônia já foi realizada na Praia do Guaiúba.

De acordo com a administração, antes da pandemia, em 2019, a cidade chegou a receber cerca de 30 casamentos no ano. Após mais de um ano com os eventos suspensos, em dois meses, os casamentos programados representam mais que o dobro das comemorações que recebia em um ano.

Na quarta-feira (27), uma das cerimônias já foi realizada na Praia do Guaiúba, em Guarujá, SP (Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá)

Casamentos na praia

Realizados ao ar livre, os casamentos são organizados com distanciamento físico entre as pessoas, e com os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), como uso de máscaras e álcool em gel. A retomada aproveita o avanço da vacinação em Guarujá, com 78% da população vacinada com a 1ª dose e 56% com a 2ª, e a diminuição de casos, internações e óbitos na cidade.

As solicitações precisam ser feitas com antecedência mínima de 45 dias, com exceção do período da alta temporada de verão, entre 24 de dezembro e o primeiro domingo após o carnaval, e feriados comuns ou prolongados.

A inscrição é feita mediante protocolo direcionado à Secretaria Municipal de Turismo. Entre os documentos exigidos, estão RG, CPF e comprovante de residência dos noivos. Se o responsável pelo evento for uma empresa, devem ser anexados CNPJ e Contrato Social ou RG dos sócios ou representantes legais.

Os noivos também assinam um termo de compromisso e responsabilidade, além de uma autorização de uso de imagem à Prefeitura de Guarujá. A regulamentação define os locais exatos onde as estruturas podem ser montadas. A montagem, realização da cerimônia e desmontagem da infraestrutura devem ocorrer entre 7h e 19h, no espaço máximo de 200 m², e com a frequência de até 100 convidados.

A realização do evento também está condicionada ao recolhimento de duas taxas. Uma referente ao protocolo geral do município, que custa 10 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), equivalentes a R$ 36, e outra de 576 UFMs (R$ 2.073,60), que diz respeito ao uso do espaço em si. Os noivos interessados podem entrar em contato com a secretaria por telefone, nos números (13) 3344-4600 ou 3344-4601. Também é possível se comunicar pelo e-mail setur@guaruja.sp.gov.br.

Fonte: G1 –

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas