A Praia do Tombo, em Guarujá, no litoral de São Paulo, foi certificada com o selo ‘Bandeira Azul’ pela 14ª vez consecutiva. O prêmio pertence a um programa de reconhecimento de educação ambiental internacional. Com o resultado, o município permanece sendo o recordista em certificações na América do Sul e o único no Estado que obteve o reconhecimento em três locais diferentes.
Criado pela Foundation for Environmental Education (FEE) – Fundação para Educação Ambiental, uma Organização Não Governamental (ONG) dinamarquesa, o programa concede um selo internacional de qualidade às praias, marinas e embarcações de turismo para mais de 46 países participantes.
A cerimônia de premiação para a temporada 2023/2024 ocorreu na última sexta-feira (27), na Tedesco Marina, em Balneário Camboriú (SC). No evento, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarujá receberam os certificados de qualidade para a Praia do Tombo, Iate Clube e Marinas Nacionais.
O objetivo da iniciativa é conscientizar os cidadãos e os seus governantes para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro. Os países devem solicitar a participação no projeto e atender critérios internacionais, adaptando à legislação e à realidade local, que serão avaliados posteriormente pelo júri internacional do programa.
Critérios
Para obter o prêmio, os locais devem seguir especificações subdivididas em educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança, além da infraestrutura no local. No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede.
Em Guarujá, as Marinas Nacionais somam 10 selos Bandeira Azul, enquanto o Iate Clube ganhou o segundo. A cerimônia para o hasteamento da bandeira na Praia do Tombo está marcada para o mês de novembro, com data ainda a ser anunciada.
No Brasil, a temporada Bandeira Azul terá início em 1° de novembro. Ao todo, 31 praias e 11 marinas foram certificadas pelo programa para a temporada de 2023/2024.
Fonte: G1