A praia da Guilhermina, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, amanheceu repleta de lixo após o feriado da Proclamação da República, celebrado nesta quarta-feira (15). A situação chamou a atenção de moradores que frequentam o local nesta quinta-feira (16).
O material, descartado irregularmente por frequentadores e banhistas, foi registrado pelo bombeiro civil Victor Hugo Coutinho, de 42 anos. Nas imagens, é possível ver resíduos acumulados em alguns pontos da faixa de areia (veja acima)
“Acontece após os finais de semana de final de ano, feriados. É normal sair para caminhar numa segunda-feira e se deparar com isso. Você acaba sendo obrigado a passar pelo lixo”, conta.
Ele ainda revela que, mesmo com a limpeza realizada diariamente pela prefeitura, o grande número de turistas e moradores nas praias nestes períodos é superior à capacidade do serviço oferecido pela administração.
“A população aumentou e esse tipo de coletor não serve mais, não suporta a quantidade de turistas na cidade.[…] Um turista que acorda cedo e gosta de caminhar ali pela manhã também vai se deparar com essa situação. Acaba queimando o filme da própria cidade.”, revela.
Ao passar pelo local, ele decidiu gravar o cenário. “Cansa você passar ali toda segunda-feira e se deparar com algo parecido. Vamos ficar vivendo no meio do lixo?”, disse.
Segundo a Prefeitura de Praia Grande, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) realiza todos os dias a limpeza de toda a extensão da orla (faixa de areia, calçadão e avenida). A administração revelou que as equipes seguem atuando normalmente nesta quinta-feira (16), com início dos trabalhos nas primeiras horas da manhã até o término de toda limpeza.
Muitos turistas
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes), era esperada uma ocupação de até 80% na rede hoteleira da Baixada Santista para os feriados de 15 e 20 de novembro.
Em Praia Grande, o Feriado da Proclamação da República a expectativa era de uma ocupação de 70%. Para o dia 20, os hotéis participantes esperam 100% de ocupação.
A rodovia dos Imigrantes registrou 18 km de lentidão, nesta quarta-feira (15), nas pistas em direção ao litoral de São Paulo. Houve lentidão também na rodovia Anchieta, sentido litoral, do km 34 ao km 40 e na Cônego Domênico Rangoni, sentido Guarujá, do km 263 ao km 255.
Segundo a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), desde à 0h de terça-feira (14), quando se iniciou a contagem, mais de 120 mil veículos seguiram em direção ao litoral de São Paulo até às 23h59 de quarta-feira (15).
Fonte: G1