A população das cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, cresceu 0,84% em um ano, segundo aponta a estimativa para 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A região soma, agora, 1.897.551 habitantes nas nove cidades. Veja dados por cidade no gráfico mais abaixo.
A média da região supera a do estado e a do Brasil. O dado de SP, que passa a concentrar 46,6 milhões de pessoas, representa um crescimento de 0,64% na comparação com a população estimada em 2020. Já a população total do país cresceu 0,74% no mesmo período.
No levantamento divulgado pelo IBGE na sexta-feira (27) para todos os municípios brasileiros, o órgão federal explica que não considerou os efeitos da pandemia da Covid-19, devido à “ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e fecundidade, fundamentais para se compreender a dinâmica demográfica como um todo”, informou o instituto em nota.
Mais 15 mil moradores
As nove cidades da Baixada Santista ganharam 15.845 habitantes no último ano. O maior crescimento percentual foi registrado em Bertioga, que aumentou 2,21% no período avaliado. No entanto, em números absolutos de novos moradores, Praia Grande fica em primeiro lugar, com 5.609 habitantes a mais que a estimativa do ano passado.
Santos, a cidade com o maior número de habitantes na região, aumentou sua população em apenas 0,08%, o menor índice dos nove municípios. Foram apenas 335 moradores a mais na cidade de um ano para o outro. Veja os dados de 2020 e 2021, com a variação percentual, na tabela abaixo:
Fonte: G1