O Parque Valongo terá um flutuante para recepção de turistas, que será também um pontapé para um roteiro de transporte público municipal hidroviário no futuro. O objetivo do equipamento é incentivar o passeio náutico de santistas e visitantes para incrementar o turismo cultural, histórico e arquitetônico do equipamento.
O píer terá capacidade para 14 embarcações pequenas, servindo também como base para transporte de passageiros. A entrega está prevista para julho, junto com a primeira fase do Parque Valongo. O local funcionará como uma estação hidroviária no coração do Parque Valongo, pronta para receber turistas e moradores locais.
“A ideia é trazer os turistas de praia através das escunas e barcos, saindo da Ponta da Praia, navegando pelo Porto, com chegada ao Parque Valongo. Você traz o visitante para turismo cultural, histórico, arquitetônico e também para os festivais que temos na região central”, explica o prefeito Rogério Santos.
INTEGRAÇÃO
Além de potencializar o turismo na região central da Cidade, outra meta é focar na integração entre a área continental e a área insular. “O que vamos fazer no píer flutuante é uma estação hidroviária com cunho turístico, que também servirá como base para o futuro transporte que faremos por embarcações inicialmente para Caruara, Monte Cabrão e Ilha Diana. Servirá para uma linha futura já planejada para o ano que vem para transporte da ilha continental para área insular”, explicou o prefeito.
As obras serão executadas pela Pier Brasil Engenharia e Soluções Ltda., que venceu a licitação e garantirá a construção do flutuante de 30 metros de comprimento e 3 metros de largura, capaz de acomodar até 14 embarcações pequenas como lanchas e jet-skis. O investimento será da ordem de R$ 1.173.000,00, por meio do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município (Fundurb). A previsão é de que a assinatura do contrato ocorra até o final do mês, com a expectativa de que a conclusão ocorra em julho.
ROTEIRO METROPOLITANO
Além disso, o flutuante também terá um papel importante na criação de um roteiro turístico metropolitano, que ligará diversas cidades da Baixada Santista. Dessa forma, além de atrair turistas para o Parque Valongo, servirá como ponto de partida para passeios ecológicos em Cubatão, além das rotas turísticas de Guarujá e Bertioga. A iniciativa também visa facilitar o acesso ao futuro aeroporto do Guarujá, possibilitando que os visitantes cheguem à região por via aquática.
“Existe a previsão de (construir) outros píeres, porque as pessoas poderão ter acesso ao aeroporto também a partir do Parque Valongo”, acrescenta o prefeito.
PORTINHO
O Município tem ainda um projeto, com recursos do Governo do Estado, para a construção do Portinho do Caruara, estimado em R$ 12 milhões. “É um complexo turístico com atracadouro e boxes para mercado de peixes, já que a pesca é uma das marcas da cultura caiçara na área continental”, diz o prefeito.
Fonte: PMS