Pesquisadores chegam ao arquipélago de Alcatrazes para estudar vida marinha e monitorar pesca ilegal

Um navio com pesquisadores vai monitorar a vida marinha e fiscalizar a pesca no arquipélago de Alcatrazes em São Sebastião (SP). A expedição começou nesta sexta-feira (2).

Desta vez, a operação vai até o dia 12 de junho. Os pesquisadores pretendem ampliar o conhecimento sobre os peixes que vivem no arquipélago, apoiar no manejo do coral-sol e fiscalizar a pesca ilegal.

Atualmente, existe conhecimento sobre 260 espécies de peixe vivendo em Alcatrazes. Já o coral-sol é uma espécie de coral invasora, já que não é nativa de águas brasileiras. Esse tipo de coral é considerado uma praga, já que se espalha rapidamente e não existe um predador natural no Brasil.

O navio já participou de várias expedições importantes para o arquipélago de Alcatrazes (Foto: Divulgação/ICMBio)

As pesquisas serão feitas por cientistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (Cebimar) e do Instituto Oceanográfico da USP.

Eles estão a bordo do navio Soloncy Moura, uma importante embarcação que já ajudou em várias operações de proteção ao arquipélago e várias expedições de estudos sobre Alcatrazes.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas