Um peixe-remo, considerado extremamente raro, foi encontrado por mergulhadores que exploravam a costa sul da Califórnia, nos Estados Unidos, no último sábado, noticiou o jornal CBS News. Apelidado de “peixe do juízo final”, a espécie costuma ser vista em alguns lugares do mundo como um mensageiro de desastres iminentes.
Segundo a Scripps Institution of Oceanography da Universidade da Califórnia, em San Diego, este foi um dos menos de duas dúzias avistados no estado em mais de 120 anos. Com um corpo longo e prateado, o animal tinha mais de três metros de comprimento, podendo chegar a até nove. Além disso, tem olhos grandes e espinhos vermelhos em formato de coroa.
O que é o peixe do juízo final?
A espécie costuma ser vista na parte profunda das águas, longe da superfície e se reproduzem em águas que ainda não são tão exploradas por cientistas, aponta o periódico. O peixe já havia morrido no momento da descoberta e foi encontrado perto das margens de La Jolla Cove Beach.
Como os peixes geralmente residem no oceano profundo, eles só são avistados perto da superfície se estiverem doentes, morrendo ou desorientados, segundo o conservatório. Apenas 20 peixes-remo apareceram na Califórnia desde 1901, disse o Instituto Scripps.
Peixes do juízo final foram avistados no Japão antes de terremoto
Cientistas pretendem realizar uma necropsia para tentar determinar a causa da morte. Seus restos mortas serão posteriormente exibidos na Coleção Scripps de Vertebrados Marinhos. Vinte desses teriam sido avistados nas costas do Japão logo antes do terremoto catastrófico de 2011.
Fonte: G1