Na última segunda-feira (27), pessoas que frequentavam a praia de Los Coquitos, na província de Monte Cristi, foram surpreendidas por um gigante dos mares. Também chamado de peixe-remo, o animal pode alcançar mais de cinco metros de comprimento. Segundo lendas japonesas, o aparecimento da espécie na superfície está diretamente ligado à atividades sísmicas no fundo dos oceanos. A situação fez com que as pessoas relembrassem essas histórias sobre o bicho.
Segundo informações da Rede Dominicana de Notícias, após ser retirado da água, o peixe foi cortado em pedaços e distribuído entre os moradores do local. Uma parte foi cozida e a outra refrigerada.
Veja o vídeo:
Ciudadanos encontraron un pez remo a la orilla de la playa Los Coquitos, provincia Monte Cristi.
— Dominican News Network (@dominicannewsn) November 27, 2023
Trasciende que estos peces suelen aparecer antes y después de un terremoto, sin embargo, esto no está comprobado científicamente.
Las personas en el lugar se mostraron sorprendidos… pic.twitter.com/nVLz8x21ju
Peixe-remo também já foi avistado no Chile, veja:
Ainda que tenha um corpo relativamente frágil, pela maciez da pele, os ‘peixes do fim do mundo’ são criaturas preparadas para habitar lugares com pressões elevadas, de 200 a 3.200 metros abaixo do nível do mar.
Os japoneses, portanto, acreditam que os peixes-remo são indicadores de futuros terremotos ou tsunamis, mesmo que não haja nenhuma evidência científica que corrobore com a hipótese. Isso ressurgiu em 2011, com um tsunami na ilha de Honshu, na costa do Pacífico, quando um desses animais reapareceu após anos sem ser visto na região.
De acordo o mito, o peixe vivia nas profundezas das águas próximas a uma ilha japonesa e, quando voltava à superfície, era responsável por terremotos, sendo chamado de “mensageiro” do “palácio do deus do mar”.
Fone: G1