Um momento de tensão marcou a Ocean Race, maior prova de vela do mundo: um grupo de orcas atacou os barcos das equipes JAJO e Mirpuri Trifork Racing. Não houve feridos ou danos materiais nos barcos, apesar das baleias empurrarem, baterem e morderem os lemes das embarcações do modelo VO65 que competem no “The Ocean Race Sprint”.
Veja vídeo.
– Há 20 minutos algumas orcas nos atingiram. Três orcas vieram direto para nós e começaram a bater nos lemes. É incrível ver as baleias assassinas, animais lindos, nos atacando. Foi um momento perigoso para a equipe. Tiramos as velas e diminuímos a velocidade do barco o mais rápido possível, e felizmente, depois de alguns ataques, elas sumiram. Foi assustador – disse Jelmer van Beek, capitão do Team JAJO, após o incidente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/H/c/YLtxxjR728uagwXdLQjg/orcas2-rep.jpg?quality=80&f=auto)
O ataque aconteceu na última quinta-feira por volta das 14h50 no Oceano Atlântico, a oeste de Gibraltar. Esta área é conhecida pelos ataques de orcas a navios, nos quais uma baleia ou um grupo delas atingem repetidamente o casco ou os lemes das embarcações. Em alguns casos os navios sofreram danos significativos, chegando perto de naufragar.
Desde o início de 2023 foram registados um total de 54 ataques, 13 dos quais causando danos graves às embarcações, que tiveram de ser rebocadas. Segundo a revista especializada “Marine Mammal Science”, as orcas podem atacar por terem sofrido danos em algum momento, ou seja, os barcos as atingiram em seu caminho, e elas, quando os veem, atacam para afastá-los. Outra possibilidade é de que as orcas estivessem brincando e acreditaram que os barcos também estivessem participando das brincadeiras.
Fonte: G1