ONU volta a debater regras para extração de minerais do fundo do oceano

A Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA) das Nações Unidas está promovendo uma reunião na Jamaica para considerar novas regras que permitirão que empresas extraiam minerais do fundo do oceano.

A expectativa é de que o conselho de 36 membros da ISA negociará o último rascunho de um tão aguardado “código de mineração”, segundo a agência Reuters. Mas os países ainda têm divergências sobre o tema, com muitos temendo que a atividade possa destruir ecossistemas e interromper rotas migratórias.

Vinte e sete nações estão pedindo pelo menos uma paralisação temporária desse tipo de atividade, e o Havaí se tornou na semana passada o quarto estado do Pacífico dos Estados Unidos a emitir uma proibição abrangente.

“Acredito que ficará muito claro nesta sessão que ainda há um longo caminho a percorrer”, disse Pradeep Singh, especialista em governança oceânica do Instituto Potsdam, na Alemanha.

Ele acrescentou que muitos estão preocupados que o código esteja sendo aprovado às pressas, sem o devido escrutínio, e querem desacelerar o processo. Pontuou que, enquanto há nações que estão preocupadas com os riscos ambientais, outras buscam clareza sobre como os lucros da mineração em águas profundas serão eventualmente compartilhados.

Ativistas do Greenpeace protestam na abertura da Cúpula Anual de Mineração em Mar Profundo (Foto: Um Só Planeta)

“Um número crescente de estados está dizendo não, não permitiremos que isso aconteça”, enfatizou Singh. “Aqueles estados que pedem uma pausa permanecem comprometidos em negociar os regulamentos, então não é como se estivessem dizendo que não querem que a mineração em águas profundas aconteça.”

A Assembleia de 168 membros da ISA se reunirá novamente em 29 de julho para eleger um secretário-geral – a brasileira Letícia Carvalho concorrerá contra o titular, Michael Lodge.

Além disso, nove países, incluindo Chile e França, convocarão a Assembleia para discutir políticas específicas para salvaguardar o ambiente marinho se e quando a mineração for permitida para começar.

Fonte: Um Só Planeta

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas