O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) aprovou nesta terça-feira (1) a construção de uma nova rampa destinada a ciclistas na passarela de acesso à travessia de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá.
A Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) informou que as obras são de responsabilidade da Rumo, empresa que construiu a passarela, e que tem previsão de começar as novas obras em 1° de setembro.
De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), a construção de uma nova rampa para ciclistas foi solicitada pela entidade para solucionar os entraves que os cidadãos enfrentam diariamente para subir e descer com os veículos na passarela.
Por conta da inclinação da caneleta de condução de bicicletas, que fica junto à escadaria da passarela, os ciclistas têm dificuldade em empurrá-las na subida e as segurar na descida.
Por conta disso, eles são obrigados a utilizar os elevadores de acesso à passarela. Esses, porém, estão sendo alvos recorrentes de atos de vandalismo por conta de mau funcionamento.
A APS revelou, ainda, que implantará um plano de contingência para resolver este caso com a presença de monitores devidamente treinados, em regime de 24 horas, para atender o público que utiliza os elevadores.
A expectativa é que a rampa resolva o problema de acessibilidade dos ciclistas que chegam e retornam de Vicente de Carvalho pelas barcas do Departamento Hidroviário.
Fonte: G1