O navio-patrulha oceânico Apa atracou neste domingo (5), no Porto de Santos (SP). Segundo a Marinha do Brasil (MB), a embarcação foi designada ao local para apoiar o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para portos e aeroportos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que tem como objetivo combater o crime organizado e o tráfico de armas e drogas.
Conforme divulgado pela Marinha, o navio-patrulha atracou nesta manhã com uma grande quantidade [não especificada] de equipamentos e dezenas de tropas de fuzileiros navais que vão reforçar o contingente mobilizado na cidade.
A reportagem apurou no cais santista que o navio-patrulha foi construído em 2009, com um projeto baseado na classe de navios da Marinha Real Britânica.
Ainda conforme apurado pela emissora, a embarcação será usada em ações de patrulhamento nas áreas de fundeio [também conhecidas como atracadouros].
Entenda o GLO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, na última quarta-feira (1º), um decreto de garantia da Lei e da Ordem em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, com duração até maio de 2024.
A medida abrange os portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro e Santos (SP). E os aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Com o decreto assinado por Lula, militares das Forças Armadas atuarão nesses locais.
“Esse decreto ele estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organizado, e por isso estou fazendo esse decreto de GLO especificamente para o porto do Rio de Janeiro, porto de Santos, porto de Itaguaí, aeroporto do Galeão e aeroporto de Guarulhos”, disse Lula, no Palácio do Planalto.
Fonte: G1