MP pede que prefeitura proíba uso de animais em passeios de Jericoacoara

O Ministério Público do Ceará (MP-CE) recomendou que a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara proíba o uso de charretes e montarias que usem tração animal para a realização de passeios no popular destino turístico.

O órgão deu um prazo de cinco dias para a prefeitura se manifestar sobre o tema, aceitando ou não, sob pena de adoção de medidas judiciais em caso descumprimento sem justificativa.

Animais são usados em charretes ou montarias em passeios de Jericoacoara (Foto: Governo do Ceara/ Reprodução)

Conforme o Ministério Público, a proibição de tração animal para passeios turísticos é necessária para cumprir a Política Estadual de Proteção Animal, que garante o bem-estar animal e estabelece metas de controle da propagação de doenças.

Segundo o Ministério Público, a recomendação ocorre após denúncias de maus-tratos, abandono de animais, transmissão de zoonoses e até mortes de equinos por exaustão devido à rotina de trabalho. De acordo com o MP, em Jericoacoara é notória a “falta de cuidado dos donos dos animais que prestam o serviço de passeios turísticos.”

A reportagem contatou a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara para saber se a administração pretende acatar a recomendação do MP e aguarda resposta.

J
Jumento usado para puxar charrete em Jericoacoara (Foto: Ministério Público do Ceará)

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas