Marinha apreende 28 embarcações em dois meses no litoral de SP

A Marinha do Brasil (MB) apreendeu 28 embarcações devido a infrações graves em dois meses no litoral de São Paulo. As ações fazem parte da Operação Navegue Seguro, que é conduzida na região pela Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP).

De acordo com a CPSP, as apreensões ocorreram com base na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lesta). Os principais motivos foram falta de habilitação (23 ocorrências), navegação noturna sem iluminação adequada (5 apreensões) e infrações como navegar em área de banhista e fundear em local proibido.

A iniciativa, segundo o órgão, visa conscientizar os condutores de embarcações de esporte e recreio sobre a importância de respeitar as normas de segurança da navegação e adotar práticas de preservação ambiental em atividades marítimas.

Desde 20 dezembro foram inspecionadas um total de 14.583 mil embarcações, 109 entidades náuticas e 129 obras. Além das apreensões, foram emitidas notificações para 305 embarcações e 33 entidades náuticas.

Ação de Inspeção Naval realizada pela Marinha do Brasil (Foto: Divulgação/Capitania dos Portos de São Paulo)

Maior fiscalização

Entre 20 de janeiro e 20 de fevereiro, a Capitania informou que o número de embarcações inspecionadas aumento 98% em comparação ao primeiro mês. Houve também aumentos de 112% nas notificações e 75% nas apreensões.

Segundo a Marinha, a Operação será encerrada em 15 de março, após o Carnaval. Além das fiscalizações, foram realizadas palestras sobre a importância de seguir as normas de segurança na navegação.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas