O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a ocorrência de grandes volumes de chuva na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, a partir desta sexta-feira (12). Um mapa divulgado pelo órgão mostra a previsão de precipitação acumulada para as próximas 24h e em até 120h (veja acima).
Segundo o Instituto, a chuva pode provocar volumes significativos em alguns pontos do Sudeste, principalmente na faixa litorânea, com possibilidade de volumes diários em torno de 100 mm. O grande volume de chuva ocorrerá devido ao aumento da convergência de umidade sobre a região.
O Inmet explicou que a combinação de calor, alta umidade do ar e um cavado [área alongada de baixa pressão] em níveis médios e baixos da atmosfera, potencializará as áreas de instabilidade, o que provocará as chuvas intensas.
Já a partir de sábado (13), uma frente fria avançará pelo litoral paulista, aumentando a convergência de umidade, o que deve se manter, pelo menos, até a próxima segunda-feira (15), segundo o Inmet.
Segundo o modelo Consortium for Small-scale Modeling (Cosmo), usado pelo Inmet, nos próximos cinco dias, os totais de chuva no litoral paulista pode ficar entre 200 mm a 300 mm.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo também emitiu um alerta para fortes chuvas na Baixada Santista e Vale do Ribeira nesta quinta-feira (11). A previsão aponta que a passagem de uma frente fria poderá criar condições para temporais, seguidos por raios e rajadas de vento.
Na Baixada Santista, as chuvas podem adotar um comportamento intermitente, intercalando entre momentos com intensidade moderada e forte. Não há indicativo para acumulados expressivos para o dia, mas o órgão alerta sobre os perigos em áreas de risco no período.
Análise
Apesar do alerta de grandes volumes do Inmet, o meteorologista da Defesa Civil de Santos Franco Cassol reforçou que existe o risco de chuvas fortes na região, mas que o modelo do Instituto não é o único existente.
“A gente está com uma previsão que hoje [sexta-feira] e amanhã [sábado] sejam dias de tempo instável, podendo chover a qualquer momento, de um volume que a gente considera de moderado a alto de chuva, mas acredito que venha um pouco menos que o modelo do Inmet está previsto, mas a gente acredita que tem sim condições de chuvas significativas”, finalizou.
Previsão do Inmet
- Sexta-feira (12): Nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas com mínima de 22°C e máxima de 32°C
- Sábado (13): Tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas com mínima de 20°C e máxima de 25°C
- Domingo (14): Nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas com mínima de 19°C e máxima de 27°C
- Segunda-feira (15): Nuvens com chuva isolada com mínima de 21°C e máxima de 35°C
Fonte: G1