Os tradicionais mantos que vestem a imagem de Nossa Senhora Aparecida, produzidos há 14 anos em Aparecida, no interior de São Paulo, foram entregues nesta quinta-feira (26). A entrega foi feita em uma cerimônia especial na Basílica.
O manto é confeccionado pelas Irmãs Carmelitas, as freiras do Carmo de Santa Teresinha do Menino Jesus. O manto é diferente a cada ano, desde 2010, quando passou a ser confeccionado pelas irmãs.
A cerimônia desta quinta revelou dois mantos que cobrirão a imagem similar da Padroeira, sendo que um deles será utilizado na Novena da Tarde, enquanto outro será utilizado na Novena Solene.
Ao todo, cerca de sete irmãs carmelitas trabalham na confecção do projeto, que é iniciado um mês antes da entrega.
A Irmã Maria Regina da Imaculada Conceição foi uma das Carmelitas que ajudaram na confecção do manto.
“Eu procurei fazer umas florzinha mais colorida, procurei fazer uma flor semelhante à estrela, sempre bordado com strass, cordãozinho douradinho. A gente procura melhorar o desenho para ficar mais lindo, mais florido para a Mãe”, explicou.
O processo de confecção inclui a definição do conceito, além da escolha das pedras, colocação do forro, franjas e strass. Durante esse processo, as irmãs rezam, dedicando uma Ave-Maria para cada pedra aplicada.
Além do manto, também foi entregue o trono que carregará a imagem durante a Festa da Padroeira. O trono seguiu um projeto arquitetônico doado por um arquiteto e foi confeccionado pela equipe de marcenaria do Santuário Nacional de Aparecida.
Fonte: G1