Manchas de óleo diesel foram encontradas em duas praias de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, nesta quinta-feira (11).
As imagens compartilhadas pela administração mostram manchas de óleo na areia, que foram encontradas por fiscais nas praias das Cigarras e de Arrastão. A prefeitura acredita que as manchas tenham sido provocadas por um vazamento no Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar), Transpetro.
O incidente aconteceu no dia na terça-feira (9), durante uma operação entre dois navios. O problema aconteceu na conexão de uma mangueira de abastecimento.
Segundo a Cetesb, inicialmente o óleo vazado ficou retido entre os dois navios. No entanto, parte do produto acabou sendo arrastado pela maré para o meio do canal de navegação, o que causou reflexos brilhantes na água.
Após o vazamento, a Cetesb afirmou que Transpetro instalou barreiras de contenção no entorno dos navios.
Inicialmente, a Cetesb informou que o óleo não havia atingido nenhuma praia da região e se deslocou para alto mar. A Companhia afirmou que “permanecerá monitorando a situação, mas a possibilidade desta iridescência vir a prejudicar a balneabilidade das praias ainda é remota”.
Em nota, a Transpetro afirmou que encaminhou técnicos para o local e recolheu o material que está em análise para ter sua origem identificada.
Fonte: G1