Mais de cem quilos de lixo foram retirados em praias do Litoral Norte de SP em julho

Mais de 100 quilos de lixo foram retirados das praias do Litoral Norte de São Paulo, de acordo com o último boletim divulgado pelo Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba. O levantamento faz referência ao mês de julho.

De acordo com o boletim, foram recolhidos 108,4 quilos de lixo. A maior quantidade de resíduos foi registrada em Caraguatatuba, onde foram encontrados 71,3 quilos. Na sequência, vem São Sebastião, com 14,9 kg, Ilhabela, com 14,1 kg, e Ubatuba, com 8,1 kg. Os valores de peso são referentes a uma amostragem do local diária.

O balanço é feito por meio do monitoramento de 130 praias da região, sendo 56 em Ubatuba, 15 em Caraguatatuba, 31 em São Sebastião e 28 em Ilhabela.

Situação da Praia do Indaiá, em Caraguatatuba, em julho (Foto: Divulgação/Instituto Argonauta)

De acordo com o Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba, é observado toda a faixa de areia e feito o registro fotográfico indicando a situação do local. Há classificação de acordo com a metodologia proposta.

As categorias são: ausente, quando não há evidência de lixo; traço, predominantemente ausente, mas com a presença de alguns itens espalhados; inaceitável, amplamente distribuído com algumas acumulações de lixo, e caótico, pesadamente contaminado com várias acumulações de resíduos.

Nenhuma praias monitoradas foi classificada na categoria “caótico” no período. Mas 11,5% delas foram classificadas como “inaceitável”. Elas estão situadas nas cidades de Caraguatatuba e Ubatuba. As categorias “traços” e “ausente” representaram 43,8% e 44,6% das ocorrências do mês, com registro nos quatro municípios.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas