Lobo-marinho é devolvido ao mar após quase 50 dias de tratamento no litoral de SP

Um lobo-marinho-sul-americano foi solto em alto-mar após ficar cerca de 50 dias em tratamento em Cananéia, no litoral de São Paulo. Imagens mostram a soltura do animal, que tinha sido resgatado após aparecer ferido em uma praia no litoral paulista.

O animal foi solto pela equipe do Instituto de Pesquisas Cananéia (Ipec), responsável pelo tratamento do lobo-marinho, identificado como um macho juvenil da espécie Arctocephalus australis. Conforme apurado pela reportagem, o animal foi devolvido em alto-mar para facilitar a viagem de volta ao habitat natural.

Lobo-marinho foi solto após cerca de 50 dias de tratamento no Ipec (Foto: Ipec/Divulgação)

O lobo-marinho foi encontrado magro, desidratado e com lesões profundas próximas ao olho em uma praia de Ilha Comprida no início de agosto. Ele foi resgatado e levado para tratamento no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do IPeC em Cananéia.

Após cerca de 50 dias em tratamento, o animal passou a se mostrar ativo, forte e reativo aos manejos. Segundo o Ipec, o lobo-marinho voltou a nadar e comer bem, apresentar comportamento compatível com a espécie e ter evolução nas lesões do olho. Ele passou por exames, que comprovaram o bom estado de saúde para ser solto e foi liberado em mar aberto.

Lobo-marinho foi resgatado ferido em Ilha Comprida no início de agosto (Foto: Ipec/Divulgação)

O trabalho do Ipec acontece por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. O instituto informou que pode ser acionado em caso de encalhes de lobos-marinhos e focas, pois muitas vezes os animais estão bem e devem ser apenas monitorados pela equipe para seguir viagem em segurança.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas