Uma sugestão: procure um canto com sombra e prepare a água fresca. As temperaturas previstas para São Paulo, em algumas cidades ultrapassa os 40 °C. É o caso de Itanhaém, no litoral paulista, onde a expectativa é de que os termômetros indiquem 41 °C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) — a sensação térmica pode ser maior devido á umidade da região.
De acordo com a Defesa civil do estado, uma massa de ar quente se aproximou repentinamente e, além de elevar a temperatura, como consequência, vai ocasionar pancadas de chuva. O órgão ressaltou que a onda de calor é observada pelo quarto mês consecutivo, começou em agosto.
O órgão, inclusive, emitiu um alerta a respeito das altas temperaturas válido entre sábado (11) e segunda-feira (13). Os outros alertas foram emitidos em agosto, setembro e em outubro.
De acordo com a previsão do Inmet, a tendência é que a temperatura máxima chegue aos 41°C em Itanhaém, no domingo (12). Já nas cidades de Bertioga, Cubatão, Santos e Praia Grande, é esperada uma máxima de 40°C.
Entretanto, durante a alta das temperaturas, também são esperadas pancadas de chuva isoladas durante os períodos da tarde e noite. A mesma previsão deve perdurar durante a próxima semana, sendo esperadas nuvens e pancadas de chuva até quarta-feira (15).
O coordenador da Defesa Civil de Santos Daniel Onias, em participação no podcast Baixada em Pauta, ressaltou que os desastres naturais têm aumentado devido ao aquecimento global. “Quando está mais quente, chove mais, os fenômenos são mais intensos. A gente viu agora, fez calor, logo em seguida veio uma tempestade bem intensa”, disse, se referindo ao temporal com rajadas de vento de até 150 km/h da última semana.
Fonte: G1