Jovem divulga nas redes sociais vídeo de baleia “paralisada” de ponta-cabeça; assista

Um jovem estava remando em seu caiaque, na Austrália, quando registrou um momento bastante raro, registrado em vídeo e compartilhado no TikTok e no Youtube. Ele viu uma baleia jubarte parada de ponta-cabeça por alguns momentos, praticamente imóvel.

“Meu coração está batendo tão rápido”, diz Brodie Moss ao fundo de seu vídeo. “Acho que isso é uma cauda de baleia. Ela acabou de emergir e levantar sua cauda, e não está indo a lugar algum. Nem sei o que dizer.”

Homem observa baleia de ponta-cabeça (foto: Reprodução)

Remando para trás para manter distância, Moss vê um filhote de baleia nadando ao redor da cauda. Moss coloca sua câmera debaixo d’água para mostrar o filhote descansando gentilmente sua cabeça perto do peito da baleia adulta, provavelmente sua mãe.

Ao fundo, as duas baleias podem ser ouvidas cantando suavemente uma para a outra. Não está claro exatamente onde o encontro ocorreu, embora Moss faça parte do canal Youngbloods do YBS no YouTube, sediado em Exmouth, Austrália Ocidental.

O que dizem os cientistas

Por que exatamente elas fazem isso é desconhecido, embora haja algumas teorias principais, de acordo com biólogos marinhos.

Pode ser uma maneira das baleias descansarem, amamentarem suas crias ou apenas terem um momento de repouso enquanto tentam se refrescar.

Dra. Denise Risch, uma ecologista de mamíferos marinhos na Scottish Association for Marine Science (SAMS) em Oban, disse ao MailOnline: “Como muitas outras coisas quando se trata do comportamento das baleias, atualmente não se sabe por que elas fazem isso.

“Isso frequentemente foi observado em populações de baleias jubarte em seus locais de reprodução de inverno e também em outras espécies, como baleias-francas-austrais, cinzentas e baleias-da-groenlândia.

“Um artigo descreve o comportamento exibido pelas baleias jubarte no Brasil. Lá, todas as classes sociais, exceto as crias, podem ser observadas mostrando esse comportamento.

“Em geral, acredita-se que as baleias possam estar descansando ou regulando sua temperatura com esse comportamento, mas não há evidências claras para qualquer uma das hipóteses.”

Fonte: Um Só Planeta

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas