Inmet emite alerta vermelho de ‘grande perigo’ para onda de calor no litoral de SP; veja temperaturas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de grande perigo para a onda de calor que atinge a Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pela reportagem, o alerta vermelho é válido até sexta-feira (17).

Durante o fim de semana, os termômetros chegaram a marcar 43ºC em Santos. No entanto, segundo a previsão do tempo do Inmet, as temperaturas devem ultrapassar esse número em algumas cidades da região.

Altas temperaturas estão previstas para a Baixada Santista (Foto: Matheus Tagé/Arquivo A Tribuna Jornal)

O aviso de grande perigo publicado pelo órgão é válido até sexta-feira (17), mas o pico de calor deve ocorrer na quinta-feira (16). Segundo a previsão do Inmet, a tendência é que a temperatura máxima chegue aos 46°C em Guarujá na data.

No mesmo dia, os termômetros devem marcar 44ºC em Bertioga, Itanhaém e Praia Grande. Já em Santos, Cubatão e Peruíbe, a tendência é 43ºC, enquanto em Mongaguá e São Vicente 41ºC.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo também publicou um alerta para as altas temperaturas devido à persistência de uma massa de ar quente no estado. Porém, a máxima prevista pelo órgão estadual na Baixada Santista é 36ºC, com sensação térmica de 38ºC.

Mulher mantém hidratação durante a prática de exercício físico (Foto: Cláudio Oliveira/G1)

Cuidados durante o calor

Para enfrentar essa alta temperatura de forma saudável, é necessário cuidar principalmente da alimentação e evitar uma desidratação. Alimentos que possuem maior concentração de água são os mais recomendáveis, isso inclui a ingestão de água, frutas, legumes e verduras na rotina pessoal.

É importante evitar alimentos secos em excesso, como: farinha, farofa, torradas, biscoitos e etc, além de alimentos e bebidas diuréticas, como as alcoólicas em geral, energéticos, café e derivados.

Para se proteger, é importante usar óculos de sol, chapéus, camisas e filtros solares, de preferência de fator alto.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas