A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, reforçou a fiscalização do uso das praias do município durante os finais de semana na alta temporada. A supervisão contará com acréscimo de 200 policiais de quinta-feira a domingo, que atuarão na regulação das atividades na faixa de areia e entorno. (confira mais abaixo)
Segundo a administração, a medida busca atender a demanda de mais de 1,5 milhão de turistas durante a alta temporada. Entre as ações previstas, está a regulação de cadeiras nas calçadas de bares e restaurantes e a orientação sobre a proibição de som, tendas, bicicletas e animais na faixa de areia.
Apenas no período entre o Natal e o Ano Novo, foram registradas mais de 4,7 mil ocorrências por som abusivo em seis praias da cidade. Por esse motivo, a nova orientação é que os agentes realizem a apreensão dos equipamentos na faixa de areia.
A Operação Verão de Fiscalização é coordenada pela Fiscalização do Comércio Ambulante e Posturas, com o apoio de Agentes Comunitários de Saúde. O órgão atua nas praias da cidade diariamente. Em finais de semana prolongados, feriados e temporadas, a operação é intensificada.
A ação ainda conta com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Força-Tarefa e Polícia Militar nas abordagens. Para reclamações ou denúncias sobre irregularidades, o cidadão pode registrar a queixa pelo número 153, da GCM.
Regras para o uso das praias de Guarujá
- Animais – Proibido o acesso na faixa de areia
- Caixas de som – Proibido amplificadores de som de qualquer tipo
- Tendas – Proibida a instalação de tendas, barracas ou similares
- Churrasco – Proibido churrasqueiras e similares
- Bicicletas – Proibido o estacionamento e o trânsito na faixa de areia
Fonte: G1