O governo do Estado de São Paulo lançou, nesta segunda-feira (16), um programa para fomentar o turismo e acelerar a recuperação do setor no Litoral Norte. A medida acontece oito meses após a tragédia que matou 65 pessoas no litoral e que impactou diretamente a economia na região.
Em um evento realizado em São Sebastião (SP), o governo anunciou um pacote de ações de iniciativa ao setor do turismo, criando uma marca para promover as atrações das quatro cidades do Litoral Norte: São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela.
Além disso, Bertioga, que faz parte da Baixada Santista, também foi incluída nas iniciativas. A cidade foi afetada pelas chuvas em fevereiro.
Ainda durante o evento, o governo estadual também anunciou o programa CrediturSP – uma iniciativa que oferece R$ 4 bilhões em crédito e consultoria para empreendedores do setor turístico.
Também foram anunciados R$ 33,3 milhões em recursos para novos convênios com as prefeituras dos municípios litorâneos.
A Secretaria de Turismo e Viagens de SP informou que o evento deve continuar nesta terça-feira (17), em São Sebastião. A entrega da marca “Litoral Norte, é natural, é SP”, segundo a pasta, é resultado de um trabalho de mais de seis meses.
Chuva
O volume de chuva de fevereiro no Litoral Norte foi o maior já registrado num período de 24 horas no país. Além das 65 mortes, 3 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas.
No entanto, oito meses depois, nem todos os empresários que vivem do turismo conseguiram se recuperar completamente dos impactos causados pela tragédia em fevereiro.
Fonte: G1