Uma fragata macho e adulta “recebeu alta” após passar mais de um mês em recuperação no Instituto Biopesca, localizado em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A ave foi solta na última terça-feira (21) na Praia do Guaraú, em Peruíbe (SP). (Veja o vídeo abaixo)
O animal passou por sessões de fisioterapia e recebeu cuidados de veterinários para fortalecer os músculos e recuperar a capacidade de voar. De acordo com o instituto, a ave tem dois metros de envergadura e pesa 1,5 kg, números considerados abaixo dos padrões para a idade dela.
Recuperação
A ave foi encontrada no dia 5 de fevereiro deste ano por pescadores, que a viram boiando no mar. Segundo o Biopesca, o fato de estar no mar era um fator de risco, já que essa espécie de ave marinha, ao contrário de outras, não consegue nadar por não possuir gordura protetora. Os veterinários do instituto informaram que o animal poderia ter morrido de frio rapidamente.
Após ser resgatado pelos pescadores, o animal foi entregue a uma equipe do Biopesca. A ave estava debilitada e com três ferimentos na asa direita. Ela precisou passar por um tratamento e se recuperar totalmente para poder voltar a voar.
O Instituto Biopesca explicou que as fragatas são comuns na região da Baixada Santista e, geralmente, são vistas voando sobre o mar, próximo à praia. A ave marinha também voa de forma plana, ou seja, em vez de bater as asas, deixa-as abertas e aproveita a corrente de ar. Desse jeito, aproveita a corrente marítima e economiza a própria energia, como pode-se ver no vídeo de soltura do animal.
Fonte: G1