Uma baleia se alimentando de um cardume foi fografada por Rafael Fernández Caballero, tornando-o o vencedor do Ocean Photographer of the Year de 2024 (Fotógrafo de Oceano do Ano) idealizado pela revista Oceanographic. Esta é a categoria principal da premiação que reconhece mais de 100 imagens anualmente sob diversos temas.
“A imagem captura talvez o momento mais especial – e louco – da minha vida”, descreveu o fotógrafo em uma declaração, refletindo sobre o momento surpreendente em que conseguiu documentar a baleia de Bryde se alimentando de uma bola de isca – um grupo compacto e esférico que os peixes formam para ajudar a se proteger de predadores.
Clicada no estado mexicano de Baja California Sur, no final de 2023, a foto de Caballero foi escolhida como a melhor imagem entre mais de 15.000 inscrições.
O segundo lugar foi concedido a Jade Hoksbergen, que capturou um ganso-patola mergulhando no mar para pegar uma presa na Ilha de Noss, na Escócia. Com uma envergadura de 180 cm, eles são uma das maiores aves marinhas em águas britânicas. Esses pássaros têm uma série de adaptações que as permitem mergulhar de alturas de 30 m, atingindo a água a velocidades de até 96 km/h.
O terceiro lugar ficou com a vista aérea de Thien Nguyen Ngoc de um barco de pesca em meio à sua fumaça e as suas redes verdes. A imagem foi capturada por drone enquanto o fotógrafo clicava os recifes de corais rasos ao longo da costa de Hon Yen, província de Phu Yen, no Vietnã.
Muitas famílias de pescadores locais seguem as correntes próximas à costa para pegar anchovas durante a alta temporada. O peixe é um ingrediente fundamental da culinária vietnamita.
As imagens reconhecidas em todas as categorias serão exibidas em uma mostra presencial em Sidney, que ocorre a partir de 28 de novembro, no Museu Nacional Marítimo da Austrália.
Fonte: Casa e Jardim