Florianópolis deu início à terceira obra de alargamento da cidade desde 2019. Considerado pela prefeitura como o maior engordamento de praia já feito na cidade, o serviço ocorre desde sexta-feira (26) na Praia de Jurerê, na região Norte da cidade.
Com a chegada de uma draga que ajuda no serviço, a faixa de areia está sendo aumentada nos 3,38 quilômetros de extensão, um quilômetro a mais do que em Canasvieiras, primeira orla a ser a alargada na cidade.
O trecho em obras atende a parte chamada de ‘Jurerê Internacional’ e também ‘Jurerê Tradicional’, duas das praias mais frequentadas da capital.
Com o alargamento, o município quer recuperar a faixa de areia na praia e busca conter a erosão marinha. Com apoio do governo estadual, a obra vai custar R$ 24,8 milhões.
Outra obras em Florianópolis nos últimos 4 anos
- Praia de Canasvieiras, em Florianópolis: alargada entre 2019 e 2020: primeira a ser alargada, obra teve a faixa de areia aumentada nos 2,34 km entre Canajurê e o trapiche, com um volume de cerca de 400 mil metros cúbicos de areia.
- Praia dos Ingleses, em Florianópolis: alargada em 2023: o engordamento beneficiou 2,87 km entre o Canto Sul, onde ficam as dunas, até 500 metros antes da Foz do Rio Capivari. O volume dragado foi de aproximadamente 500 mil metros cúbicos.
A expectativa é a de que, com o alargamento, a faixa de areia da Praia de Jurerê chegue a 40 metros, e se estabilize em 30 metros. Apenas um pequeno trecho de cerca de 50 metros próximo ao costão, que faz divisa com Canajurê, não será alargado por conta do Rio das Ostras.
Planejamento das obras
A Secretaria de Transportes e Infraestrutura tem como estratégia trabalhar em 200 metros de faixa de areia por vez. Somente o trecho em obras terá o acesso fechado temporariamente, a cada dois a três dias.
A jazida submarina usada para recolher a areia até a faixa está a uma distância de 1.350 metros de distância da orla. O trabalho da embarcação ocorre 24 horas por dia enquanto durarem esses serviços, segundo o município.
Durante o período, deve ser dragado um volume de 491,22 mil metros cúbicos de areia com a mesma coloração e granulatura (dimensão) da que perfaz esse que é um dos balneários de maior movimentação turística na alta temporada, em Florianópolis.
Fonte: G1