Marcado pelo recesso escolar, o mês de julho é um dos períodos mais oportunos para férias em família e, tanto para as grandes capitais quanto para cidades menores, o número de viagens em grupo aumenta. Com base na procura por hospedagem no período, a Maxmilhas — travel tech que oferece formas inteligentes para a pesquisa e compra de passagens aéreas promocionais, hotéis e pacotes de viagem — elaborou um levantamento com os destinos mais buscados para viagens nas férias de 2023, apontando também as cidades que tiveram maior aumento de demanda em relação ao ano passado e as tendências de viagem que perpassam o período. De acordo com os dados da plataforma, os destinos frios são as principais escolhas para a temporada, ficando atrás apenas das maiores capitais do país. Confira:
Para as viagens no mês de julho, os grupos formados por 3 a 5 pessoas optaram por, em média, de 4 a 6 noites de hospedagem. O Sudeste foi a região brasileira mais buscada pelos viajantes, sendo Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) as cidades com mais reservas para o período. Apesar de figurar na segunda colocação, São Paulo teve crescimento de 31,60% em relação ao ano passado, cerca de 10% a mais do que o Rio de Janeiro. Maiores cidades do Brasil, a presença de ambas as capitais não surpreende e está mais relacionada à tradicional força desses polos econômicos do que ao período de férias. Por outro lado, com aumento de 21,25%, a terceira colocação é ocupada por Gramado (RS), destino com pouco mais de 36 mil habitantes. Conhecida por atrações turísticas que vão de paisagens naturais a chocolaterias temáticas, a cidade abre a seção do ranking que é dominada pelas cidades frias.
As posições seguintes são ocupadas por Campos do Jordão (SP), Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR), respectivamente. As cidades, assim como Gramado, são conhecidas por atingirem baixas temperaturas e são as opções preferidas de quem deseja aproveitar a temporada de frio. Do ano passado para cá, a busca por hotéis em Campos do Jordão cresceu 51.67%, o maior aumento entre todos os destinos da lista. Curitiba e Foz do Iguaçu tiveram crescimento de 23,29% e 18,39%, respectivamente. Os dados demonstram que o turismo de inverno tem crescido cada vez mais no Brasil e é uma tendência de viagem que promete continuar crescendo também nas próximas temporadas. Nas cidades, é comum que os turistas privilegiem hospedagens próximas à natureza e que remetam à atmosfera do campo e das serras.
O ranking de cidades mais procuradas para hospedagem tem ainda Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Porto Seguro (BA) e Natal (RN). A presença de Belo Horizonte destaca o constante interesse dos viajantes pelas grandes capitais brasileiras (fato já demonstrado na lista com a liderança de Rio de Janeiro e São Paulo). Já o trio de cidades litorâneas mostra que, mesmo com o significativo crescimento do turismo de inverno, muitas pessoas ainda aproveitam a baixa demanda no inverno para aproveitar as praias com mais tranquilidade e economia, buscando temperaturas um pouco mais altas do que no restante do país. Além disso, destaca-se a busca por resorts all inclusive no Nordeste.
Apesar de não figurarem na lista de destinos mais buscados pelos viajantes, Porto Alegre (RS) e Salvador (BA) se destacaram no ranking de cidades que mais cresceram em relação a 2022, atingindo, respectivamente, 19% e 18% de aumento.
Confira abaixo as listas completas:
Destinos mais procurados para hospedagem em julho:
1. Rio de Janeiro (RJ)
2. São Paulo (SP)
3. Gramado (RS)
4. Campos do Jordão (SP)
5. Curitiba (PR)
6. Foz do Iguaçu (PR)
7. Fortaleza (CE)
8. Belo Horizonte (MG)
9. Porto Seguro (BA)
10. Natal (RN)
Destinos que mais cresceram em procura em relação a julho de 2022
1. Campos do Jordão – 51.67%
2. São Paulo – 31.60%
3. Curitiba – 23.29%
4. Rio de Janeiro – 21.27%
5. Gramado – 21.25%
6. Porto Alegre – 19.17%
7. Foz do Iguaçu – 18.39%
8. Salvador – 18.27%
SOBRE A MAXMILHAS – A Maxmilhas é uma plataforma pioneira de pesquisa, comparação e compra de passagens aéreas mais econômicas, que oferece combinações inteligentes de tarifas, entre elas, passagens emitidas com milhas de pessoas cadastradas no site. Em 2021, ainda na superação da pandemia da Covid-19, lançou novos produtos: pacotes exclusivos de viagens e reserva de hotéis no mundo todo com descontos. Criada em 2013, em Belo Horizonte (MG), revolucionou o mercado de viagens sendo o primeiro marketplace de passagens aéreas com milhas para o consumidor final e já realizou mais de 10 milhões de viagens. Ao longo de sua trajetória, a travel tech integrou o programa da Endeavor (2017), foi eleita Startup do Ano pelo Startup Awards (2017), entrou no ranking das revistas Época Negócios e PEGN das “100 Startups Brasileiras para Ficar de Olho” (2018), conquistou o Prêmio E-Commerce Brasil de Inovação (2018) e foi escolhida, em 2021, pela 5ª vez consecutiva, uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais, seguindo no top 10 do ranking regional do GPTW. A empresa também integra o ranking nacional do GPTW de melhores empresas de Tecnologia para se trabalhar, além do ranking de Hotelaria e Turismo.