Um totem instalado na Rua Euclides da Cunha, no bairro do Gonzaga, registrou 42ºC na manhã desta quinta-feira (28) em Santos, no litoral de São Paulo. A temperatura inusitada para o outono chamou a atenção de quem passava pelo local e inclusive da prefeitura, que solicitou uma vistoria. A empresa responsável pelo equipamento detectou uma falha e realizou a troca do termômetro.
O climatologista Rodolfo Bonafim diz que os termômetros de rua dão uma indicação, mas não dão um resultado preciso. “Tudo depende da sensação térmica, da umidade do ar. Se um termômetro está debaixo do sol, por exemplo, ele poderá registrar cinco graus a mais. O mesmo acontece debaixo da chuva, onde a a temperatura poderá ser cinco graus a menos”, afirma.
O registro aconteceu por volta das 10h50 em um termômetro de rua localizado em frente a um shopping. De acordo com o serviço de meteorologia Climatempo, a temperatura na cidade de Santos, neste horário, estava em torno dos 31ºC. Segundo a Base Aérea da cidade, por volta das 11h, o maior pico registrado foi de 30ºC.
Em nota, a prefeitura diz que a empresa responsável pelos equipamentos esclareceu que os termômetros dos relógios só aferem a temperatura de determinado local. Também informou que deve-se levar em conta a exposição ao sol e a outras condições naturais.
Fonte: G1