Colher dados e estudar os oceanos não é uma tarefa fácil. Para ajudar nesse processo, a startup Saildrone criou um sistema autônomo que é capaz de fazer varreduras no mar, com coleta de dados sobre ecossistemas e monitoramento de ambientes marítimos.
Para realizar o mapeamento, os drones desenvolvidos pela startup serão instalados em outro produto da empresa, o veleiro Voyager. Equipado com sonar, câmeras tradicionais e radares, o sistema pode capturar imagens do mar até uma profundidade de quase 975 metros.
De acordo com o DesignTaxi, a ideia de lançar a tecnologia veio depois que o dispositivo descobriu uma montanha marítima na costa do Alasca. Como não precisa de tripulação para manipulá-lo, o veleiro, que é semelhante a uma plataforma de windsurf, pode ser enviado para áreas consideradas inóspitas, como as águas polares.
Segundo a empresa, com a varredura, será possível não apenas procurar áreas desconhecidas, mas também detectar locais de despejo ilegal de detritos, além de detectar lixo à deriva e pesca ilegal. Os dados coletados também devem ajudar no trabalho de oceanógrafos e meteorologistas.
Fonte: Um Só Planeta