A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, e a Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess) cancelaram o desfile das escolas de samba para este ano e definiram o calendário de atividades para os próximos meses. O anúncio foi feito após uma reunião entre a prefeitura e a Licess na terça-feira (29).
Segundo a administração municipal, as 16 agremiações que compõem o carnaval santista foram convidadas a participar da programação em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil em setembro.
No mesmo mês, será realizada, ainda, uma festa de lançamento do Carnaval 2023, seguindo o mesmo formato dos anos anteriores com samba, comida e convidados especiais.
Em nota, o secretário de Cultura, Rafael Leal, afirmou que sempre houve o desejo de trazer o trabalho das escolas de samba para dentro dos eventos ao longo do ano e que acredita que a participação das agremiações levará um colorido diferente para a celebração.
Desfile adiado
O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB) já havia anunciado, em 10 de janeiro, o adiamento dos desfiles das escolas de samba no Carnaval 2022. De acordo com ele, a medida foi tomada para evitar a proliferação de casos de Covid-19 e de gripe na época.
O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Paço Municipal. De acordo com dados divulgados pela prefeitura, entre o começo de dezembro e o início de janeiro, com relação aos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), houve aumento de 400% nos casos de gripe registrados por dia. Com relação à Covid-19, neste mesmo período, o aumento foi de 680%.
Fonte: G1