A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um comunicado no início da tarde de domingo (11) informando sobre um alerta de ressaca marítima válido para toda a costa do estado. O alerta estará em vigor a partir das 15h de segunda-feira (12) até as 12h de quarta-feira (14), com possíveis ondas atingindo até 2,5 metros de altura.
O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), localizado em Santos, também divulgou um aviso de que o mar ficará agitado devido à chegada de uma frente fria, que resultará em ventos intensos ao longo da região costeira.
Segundo o NPH-Unisanta, a região da Baía de Santos será particularmente afetada, com ondas do quadrante sul alcançando uma altura significativa de até 3,5 metros na terça-feira (13).
Além disso, é esperado que o nível do mar suba, com a maré podendo ultrapassar 1,7 metro na Baía de Santos e 1,8 metro no interior do estuário. O pico está previsto para quarta-feira, às 13 horas, representando um aumento de 60 centímetros em relação à altura indicada na tábua de marés.
O Serviço Meteorológico Marinho, da Marinha do Brasil, também emitiu um alerta de fortes ventos, com velocidades de até 60 km/h, entre domingo e terça-feira, abrangendo a faixa litorânea desde Laguna, em Santa Catarina, até Peruíbe, no litoral sul de São Paulo.