A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta de ressaca válido para o trecho entre Santos, no litoral paulista, e São João da Barra (SP). Segundo o órgão, é recomendado evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento durante entre quinta-feira (15) a sexta-feira (16).
O meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, informou que o movimento anormal das ondas do mar é um fenômeno comum após uma frente fria intensa. Não é uma surpresa que essa época do ano registre ocorrências do tipo, como ocorreu em fevereiro do ano passado na cidade.
“Já mudou um pouco o tempo. Desde ontem [terça-feira] à noite [foram registradas] algumas chuvas. Está passando uma frente fria e, depois, é que geralmente causa uma agitação no mar, uma elevação da maré”, disse.
O especialista destacou a existência de um plano municipal de contingência que indica a gravidade da agitação do mar. Quando ocorrem ondas entre dois e três metros, significa nível de atenção. Já acima disso, a ressaca tende a “comer” toda a faixa de areia e avançar sobre a avenida.
“Nesse caso, é previsto que fique entre 2,5 metro e, no máximo, 3 metros. Então, tem um risco um pouco menor. Mesmo assim existe a possibilidade de que essa agitação chegue nos períodos de maré mais alta, o que pode até causar alguns alagamentos nas áreas mais baixas, ainda mais se ocorrer junto com a chuva”.
Chance de chuva persistente
Na última terça-feira (13), o tempo na Baixada Santista começou a ficar instável, mas a frente fria já está “passando” nesta quarta-feira. O tempo está mais fechado e nublado, com chuvas que podem ganhar força e virarem persistentes durante a noite.
“A chuva está concentrada principalmente hoje [quarta-feira], no final do dia. De hoje para amanhã [quinta-feira] à noite, tende a ficar mais fraca. Com isso, também vai amenizar a temperatura”, pontuou Franco.
De acordo com o meteorologista, a temperatura máxima na quinta-feira deve girar em torno de 25°C e praticamente não sobe ao longo do dia.
Fonte: G1