Pelo menos três crianças, acompanhadas por adultos, foram atingidas por uma descarga elétrica enquanto se banhavam em uma ducha ao lado de um quiosque na Praia do Centro, em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Segundo testemunhas ouvidas nesta terça-feira (8), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados para atender a ocorrência. Não há feridos com gravidade.
Segundo a cabeleireira Renata Araujo, de 42 anos, a filha Larah Araujo, de 11, foi uma das crianças que tomou choque ao se aproximar do local. “Ela estava tomando banho na ducha, próximo ao poste, junto com outras crianças, quando nós ouvimos os gritos. Logo corremos para ver o que era e tiramos ela de lá. A outra criança, que também estava sentindo o choque, foi retirada pelo pai”, explica.
De acordo com Renata, a carga elétrica era branda, e alcançou uma porção de grama e a ducha que estava ao redor do quiosque, a pelo menos 1,50 metro do poste. Após o grupo perceber que os choques vinham da instalação elétrica, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados e, ao chegarem no local, isolaram a área.
Relatos de outras testemunhas que estavam no local informam que uma outra criança, de sete anos, foi atingida e levou um grande susto com o choque, mas também foi socorrida pelas pessoas que estavam no local sem precisar de atendimento médico e, agora, passa bem.
O responsável pelo quiosque, que fica bem próximo ao poste, contou que a instalação elétrica começou a apresentar esses problemas depois de uma manutenção realizada pela Prefeitura de Peruíbe “Eles [agentes da Prefeitura] trocaram a iluminação em janeiro, e desde então isso tem acontecido. Não é todo dia, mas acontece.”
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, José Romeu Dutra, o setor foi acionado e, segundo o proprietário do quiosque, ele havia solicitado providências à Elektro, empresa de distribuição de energia elétrica na cidade.
A concessionária de energia elétrica Elektro afirmou que a responsabilidade da manutenção de toda a iluminação pública é da Prefeitura de Peruíbe, e que nesta situação específica, a empresa atuou devido o risco à população. Na manhã desta terça-feira (8), uma equipe foi enviada ao local para desligar a instalação. Ainda de acordo com a empresa, funcionários da prefeitura acompanharam a ação e foram orientados a realizar o serviço nas próximas vezes.
Fonte: G1