Polvos são conhecidos por serem criaturas fascinantes das profundidades do oceano e quando o assunto é caça, eles usam uma variedade de técnicas, incluindo emboscada, distração e mimetismo. Mas socar o adversário como em uma luta de boxe é algo novo para a ciência e essa interação única surpreendeu Ian Haggerty, de 49 anos, que estava mergulhando nas Ilhas Maurício quando se deparou com a cena rara e incomum. Um polvo socando um peixe dominó que estava prestes a atacá-lo.
“O pequeno recife estava repleto de vida, e eu estava filmando alguns peixes quando notei o polvo fazendo o seu caminho ao longo do recife. Enquanto os outros mergulhadores tinham seguido em frente, eu fiquei para observar seu comportamento de caça”, relatou Ian Haggerty ao portal Latest Sightings. Foi aí que o animal teve a reação inusitada e o mergulhador registrou o momento em vídeo.
Veja o vídeo.
“Eu não conseguia parar de rir da visão do polvo dando socos reais na tentativa de se defender. Foi a primeira vez para mim testemunhar uma interação tão única, e isso contribuiu para uma experiência verdadeiramente inesquecível. Eu sempre gostei de ver polvos caçando, e eu poderia passar um mergulho inteiro seguindo um ao redor. Mas esse encontro levou o bolo para o momento mais divertido”, acrescentou Ian.
Para conseguir vivenciar uma experiência mágica como essa da vida marinha, é preciso manter a calma e não assustar os animais. “Uma vez que o polvo se acostuma com a sua presença, ele cuida de seus negócios como se você nem estivesse lá”, afirmou Ian.
Fonte: Um Só Planeta