A ciclovia da orla da praia de Santos, no litoral de São Paulo, agora leva o nome do ultraciclista Claudio Clarindo. O atleta morreu em 2016 após ser atropelado por um carro enquanto treinava no acostamento da Rodovia Rio-Santos. Totens em homenagem ao ultraciclista foram instalados entre o canal 1 e canal 7.
A cerimônia de entrega ocorreu, na tarde do último sábado (11), e contou com a presença de autoridades, esportistas, amigos e familiares de Clarindo. Ao todo, são 7 totens distribuídos pela orla da praia de Santos.
Em nota publicada pela Prefeitura de Santos, o filho de Claudio Clarindo, João Vitor Baraçal Clarindo, disse que a homenagem era esperada pela família e que é um registro das lições deixadas pelo pai.
Marco no esporte
O ultraciclista Claudio Clarindo nasceu em 7 de maio de 1977, em Santos (SP). Ele disputou cinco vezes a Race Across America (RAAM), competição ciclística que atravessa os Estados Unidos da América da Costa Oeste a Costa Leste. No campeonato, ele se tornou recordista sul-americano.
Em 2014, Clarindo ficou em 2º ao pedalar 746 km no circuito de 24 Horas de Sebring, na Flórida. Começou a se dedicar ao triathlon em 1992, conquistado alguns títulos na categoria júnior ao concluir mais de 200 provas.
No Ironman Brasil, realizou a melhor natação do evento em 1998 e 1999, realizando oito provas, entre elas, o mundial do Havaí. Claudio também atuou como coordenador de Esportes de Praia da Secretaria Municipal de Esportes de Santos (Semes).
Clarindo morreu em 25 de janeiro de 2016, aos 38 anos, após ser atropelado por um carro enquanto treinava na Rodovia Rio-Santos. O acidente ocorreu na altura do km 244, quando ele seguia pelo acostamento junto a outro ciclista, Jacob Amorim da Silva, que sobreviveu. Ambos utilizavam equipamentos de segurança.
Fonte: G1