Um ciclone associado a uma frente fria vai provocar uma queda significativamente brusca nas temperaturas neste fim de semana tanto na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, como no Vale do Ribeira, no interior paulista. A Defesa Civil emitiu um alerta a toda a população do estado.
Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), um ciclone, associado a uma frente fria, foi formado no decorrer da última quarta-feira (14). O sistema intensifica a ocorrência de chuvas intensas até a essa sexta-feira (16), em áreas da faixa sul do estado de São Paulo.
De acordo com a previsão, as chuvas perderão força a partir desta sexta-feira (16) e o tempo ficará mais estável no sábado (17) e domingo (18). Porém, haverá uma queda brusca nos termômetros.
Segundo a Defesa Civil do Estado, a mudança na temperatura está relacionada a uma massa de ar fria e aos ventos que ainda sopram do quadrante sul, fazendo com que as mínimas variem entre 4°C e 13°C em todo o estado.
Na região do Vale do Ribeira, os termômetros devem marcar mínima de 5°C, com sensação térmica de 3°C. Já na Baixada Santista a mínima registrada deverá ser de 13°C com sensação térmica de 12°C.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/4/B/q1BOtcRGK5jB7muPb4RA/whatsapp-image-2019-02-25-at-10.11.34.jpeg?quality=80&f=auto)
Cuidados
Diante deste cenário, a Defesa Civil informou que a queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. A orientação é manter todos agasalhados. Caso se depare com alguma pessoa em situação de rua, é possível ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199.
Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite) também é essencial tomar medidas simples, como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.
Fonte: G1