CIAMA do Hospital Costa Sul passa a atender gestantes de alto risco a partir de 23 de setembro

A partir desta quinta-feira (23), as gestantes consideradas de alto risco residentes na Costa Sul passarão a ter como referência para a realização do pré-natal o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA) – Unidade Costa Sul, que funciona dentro do Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), em Boiçucanga. Dessa forma, não precisarão mais se deslocar até o Centro de Saúde II, no Centro, para a realização do serviço.

Os atendimentos com ginecologista obstetra acontecerão às quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, totalizando 16 pacientes por dia. Levantamento feito pelo CIAMA Costa Sul apontou que existem atualmente cerca de 70 gestantes de alto risco na região.

Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), em Boiçucanga (Foto: Divulgação)

Os encaminhamentos são feitos pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) no início do atendimento de pré-natal, momento em que a gestação é identificada de alto risco. Quando a gestante apresenta comorbidades como diabetes, pressão alta, histórico de aborto ou idade a partir de 35 anos, por exemplo, é encaminhada ao serviço especializado.  

Uma gestação é considerada de alto risco quando há chances de complicações na gravidez ou no parto que representem perigo para a mãe, para o bebê ou para os dois. Nestes casos, o acompanhamento médico durante o pré-natal deve ser intensificado e detalhado.

Fonte: Janaína Maria de Castro/PMSS – Foto: Divulgação

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas