Chuva causa alagamento e deslizamentos na costa sul de São Sebastião

A costa sul de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, está registrando diversos pontos de alagamento e deslizamentos em estradas nesta terça-feira (13). Segundo o INMET, foi registrado um acumulado de 100 milímetros de chuva em um período de 6h na cidade.

A reportagem apurou que a Vila Sahy, um dos locais mais atingidos pela tragédia que devastou o litoral no início do ano, está com diversas ruas alagadas. Não há informações sobre desabrigados.

Chuva causa alagamento na costa sul de São Sebastião, SP. (Foto: Reprodução)

Segundo o relato de moradores, a água não chegou a invadir imóveis, mas formou uma espécie de correnteza nas ruas. Devido ao alagamento, as aulas foram suspensas em alguns bairros.

A rodovia Rio-Santos, no trecho da Praia da Boraceia, também registrou alagamento nesta manhã, com uma água barrenta invadindo a pista.

Deslizamento na Serra de Maresias, em São Sebastião. (Foto: Reprodução/Felipe Augusto)

Também na Rio-Santos, foram registrados pontos de deslizamentos de encostas e quedas de árvore. Segundo o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), houve deslizamento no km 158 da via, na Serra de Maresias e também na altura de Juquehy.

Chuva causa alagamento na costa sul de São Sebastião, SP. (Foto: Reprodução)

Por meio de nota, a prefeitura de São Sebastião informou que a Defesa Civil está em estado de alerta devido às fortes chuvas e que o último levantamento aponta que nas últimas 24 horas foram registrados 204 milímetros de chuva no bairro Juquehy, 186,17 em Boiçucanga, 176,88 em Cambury, 175,2 em Barra do Una; 150,17 em Maresias, 128,85 em Toque-Toque Pequeno e 119,80 em Paúba, todos na Costa Sul. Esses volumes são maiores do que o esperado para todo o mês de junho, com 101,1 milímetros. A gestão informou que não há desabrigados ou desalojados, mas que uma vistoria esta sendo feito e essa possibilidade não esta descartada.

Ainda segundo a prefeitura, os moradores das áreas de risco estão sendo informados sobre a situação. Os avisos estão sendo repassados por meio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs).

Chuva causa alagamento e deslizamentos na costa sul de São Sebastião; aulas foram suspensas. (Foto: Reprodução/Felipe Augusto)

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o radar de São Roque indica a presença de áreas de instabilidade fraca a moderada sobre o município. Com isso, o risco de movimentação de massa pode se agravar, resultando em deslizamentos pontuais e isolados.

Para a madrugada, a previsão é de chuva de longa duração e ressaca com ondas de 2,7 metros de altura. Os ventos devem ter rajadas de 53 quilômetros por hora.

Essa previsão de chuva e ressaca devem perdurar até sexta-feira (16).

Até a publicação desta reportagem, ainda não havia registro de desabrigados, deslizamentos de casas ou feridos em decorrência das chuvas nas outras cidades do Litoral Norte.

Chuva causa alagamento na costa sul de São Sebastião, SP. (Foto: Reprodução)

Aulas suspensas

A Prefeitura de São Sebastião informou que em função das atuais condições climáticas e dificuldades de acesso nas regiões de Juquehy, Barra do Sahy e Cambury, as aulas nas escolas desses bairros estarão suspensas na tarde desta terça-feira (13).

Segundo a prefeitura, a maior dificuldade neste momento é a locomoção dos ônibus escolares, devido às vias intransitáveis em alguns trechos e no entorno das escolas, o que impossibilita também o acesso de alunos, professores e outros funcionários.

As crianças atendidas nas creches estão em condições seguras, ficando a critério dos pais buscar os alunos.

A prefeitura informou que está em constante diálogo com as autoridades competentes para monitorar a situação e adotar as medidas necessárias para garantir a normalização das atividades educacionais assim que as condições permitirem.

Confira a lista de escolares com aulas suspensas:

  • Juquehy
  • EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida (Polo I e II)
  • EMEI Prof. Manoel Ferreira Matos “Branca de Neve”
  • Barra do Sahy
  • EM Henrique Tavares de Jesus
  • EMEI Sonho de Criança
  • Cambury
  • EM de Camburi
  • EMEI Prof. Lino Marques Vicente “Sementinha”
  • Sertão de Cambury
  • EM Maria da Conceição de Deus Santos
  • EMEI Cavalinho de Pau
Chuva causa alagamento na costa sul de São Sebastião, SP. — Foto: Reprodução
Chuva causa alagamento na costa sul de São Sebastião, SP. (Foto: Reprodução)

Alerta Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta sobre a previsão de chuvas fortes e contínuas em todo o litoral paulista. Segundo a prefeitura de São Sebastião, é estimado que chova na cidade cerca de 175 milímetros.

Segundo a Defesa Civil, as pessoas que moram em áreas de risco devem observar os sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, devem sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

O órgão reforçou que os moradores não devem atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas, pois uma lâmina de água com 15 centímetros pode arrastar uma pessoa e com 30 centímetros até mesmo um veículo.

Deslizamento de terra em Juquehy. (Foto: Reprodução/Felipe Augusto)

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas