O céu no litoral de São Paulo ganhou um tom alaranjado forte no final da tarde, durante o pôr do sol desta segunda-feira (8), após um dia quente, em que as temperaturas chegaram a 31ºC conforme apurado na Base Aérea de Santos.
O fenômeno esta atrelado à presença de nuvens nos níveis médios e altos da atmosfera, que por si só já provocam uma coloração mais laranja no nascer e pôr do sol, e, principalmente, pela maior quantidade de partículas em suspensão na atmosfera, como poluição e até mesmo poeira.
“A presença maior de material particulado faz com que as cores fiquem mais pro lado do vermelho. Quanto mais material particulado tiver, mais avermelhado vai ser o pôr do sol, teoricamente”, explicou o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol.
Ele continuou: “Esse material particulado pode ser desde poluição, poeira suspensa, ou até mesmo umidade do ar, partículas, gotículas de água”. Cassol ressaltou as nuvens observadas nesta segunda-feira e chuva em regiões próximas.
“Nesse horário do pôr do sol, a radiação solar, o feixe de luz solar, vai ter que percorrer uma distância maior da atmosfera, por ele estar mais longe. E vai ter mais partículas para atenuar essa atmosfera num fenômeno que, na meteorologia, a gente chama de espalhamento da radiação solar”, ressaltou o meteorologista.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para a Baixada Santista nos próximos dias é de calor e pancadas de chuva ao longo do dia. Há possibilidade de precipitações já na terça-feira (9).
De acordo com o Climatempo e a Base Aérea de Santos, o tempo a expectativa é que a previsão se mantenha desta forma até a próxima semana. Na quinta-feira (11), porém, há expectativa de que a máxima ultrapasse os 35ºC e o volume de chuva seja maior.
De sexta-feira (12) em diante a temperatura deve cair, mas a chuva deverá ser mais frequente.
Fonte: G1