Uma carreta carregada com 29,7 litros de ácido clorídrico tombou na madrugada deste domingo (7), na Via Anchieta, na altura de Cubatão (SP). Conforme divulgado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o trecho foi bloqueado por 7h36 até que o produto químico, considerado “perigoso” pelo órgão, fosse removido da via. O motorista foi encaminhado a um hospital.
De acordo com o Centro de Controle de Informações (CCI) da Artesp, o acidente aconteceu às 3h3, na altura do quilômetro 50 da Via Anchieta. Segundo o CCI, a carreta apresentou problemas mecânicos, perdendo a força durante a viagem e fazendo com que o semirreboque tombasse.
Ainda conforme divulgado no CCI, o motorista precisou ser levado para um hospital. Informações sobre o estado de saúde dele, porém, ainda não foram divulgadas oficialmente.
Bloqueio da Via Anchieta
Segundo o CCI, o acidente aconteceu às 3h03, com o trecho sendo bloqueado em seguida, às 3h15. Os veículos foram manobrados por viaturas da Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), e retornaram no sentido oposto em direção à Rodovia dos Imigrantes.
A partir das 8h, o CCI informou que um produto químico – não especificado – foi jogado na pista para neutralizar o ácido clorídrico e deixar o local em segurança. Em seguida, houve o destombamento da carreta e o trecho começou a ser lavado. Os trabalhos foram concluídos e a via liberada às 10h51, ou seja, 7h36 após o bloqueio.
O Corpo de Bombeiros afirmou que foi acionado por meio do número 193, deslocando uma viatura com três agentes. Além da Ecovias, a corporação informou que contou com o apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Polícia Militar Rodoviária (PMRV) e Ambipar, empresa de gestão ambiental e resposta à emergência.
Fonte: G1