O Carnaval é uma época de entusiasmo e animação aguardada por muitos. Apesar de ser lembrada como uma data para extravasar, há quem prefira a tranquilidade de um bom descanso nos dias de folga.
A reportagem separou dicas de praias e cachoeiras para curtir longe dos bloquinhos no litoral de São Paulo durante o Carnaval 2024. De Guarujá a Itanhaém, a lista apresenta alternativas para “ganhar um bronze” e exercitar o espírito aventureiro (veja abaixo).
Praia do Iporanga
Deseja conhecer uma praia de areia fina, mar tranquilo e poucas ondas de forma gratuita em Guarujá? Uma opção para curtir o Carnaval na calmaria é a Praia do Iporanga, que tem 800 metros de extensão e fica no condomínio de mesmo nome.
O local é cercado por casas, além de vegetação típica da Mata Atlântica. Os visitantes ainda podem avistar uma pequena cachoeira formada pelo encontro do rio com o mar. Muitas pessoas fazem caminhada, mergulho, tomam banho de cachoeira e praticam o stand up paddle na Praia do Iporanga.
Para entrar, é necessário se identificar com documento na portaria do condomínio, informando a ida à praia. A visitação ocorre das 7h às 18h.
Praia do Cheira Limão
Considerada a menor das 27 praias de Guarujá, com 20 metros de extensão, a Praia do Cheira Limão é uma experiência interessante para moradores e turistas em Guarujá (SP). Ela é ideal para quem procura águas claras e calmas para a prática de stand up paddle, canoa havaiana, caiaque e mergulho.
Assim como no caso da Praia do Iporanga, o acesso é gratuito. Aventureiros podem se interessar ainda mais, já que a chegada à praia é feita por mar ou trilha, por meio da Praia do Góes. O lugar recebeu esse nome por estar situado ao pé do Morro dos Limões.
Cachoeira da Cascata
A Cachoeira da Cascata está dentro do Parque Estadual Serra do Mar, em Cubatão (SP). Há a opção de fazer o acesso da guarita até a base de bicicleta, a pé ou de veículo. O percurso total de 3 km é cercado de palmeiras-juçaras.
Segundo com o Núcleo Itutinga-Pilões, ao longo do caminho é possível avistar ruínas do antigo hospital de Cubatão e andar entre os principais pontos da antiga vila de Itutinga.
É proibido entrar com bebidas alcoólicas, cigarro, animais domésticos, cooler e calçados abertos. Com entrada liberada até às 13h, o ponto de encontro é na Guarita do Parque. O agendamento é feito neste link.
Para se proteger durante o passeio, a orientação é levar protetor solar, binóculo, repelente, água e lanche, além de roupas confortáveis, calçados de caminhada, óculos escuros, boné e chapéu. A trilha é autoguiada, isto é, não precisa necessariamente de um guia turístico.
Lagoa Azul
Os apaixonados por trilha têm ainda uma outra alternativa: o caminho que leva à Lagoa Azul, em Cubatão (SP), que também fica dentro do Parque Serra do Mar. Mas, atenção, para conhecer a beleza natural é obrigatório estar na companhia de um guia turístico.
O guia Luís Almeida contou que a trilha de 7,66 km tem apenas subida, como se fosse uma escadaria. Quando se atinge o ponto máximo, os visitantes se deparam com um mirante de onde é possível avistar as cidades de Santos, Praia Grande e São Vicente.
No meio do trajeto há uma gruta para tomar banho, além de água potável. Seguindo um pouco mais, o grupo chega à Lagoa Azul, onde há poços e uma escada que leva à cachoeira em si.
Quem faz o controle do atrativo aberto ao público é a Fundação Florestal. O acesso diurno à Cachoeira da Lagoa Azul é permitido, desde que acompanhado por monitor ambiental devidamente cadastrado na Unidade de Conservação. Visitantes podem acessá-lo mediante agendamento neste link.
Apesar de o passeio ser gratuito, é necessário realizar o pagamento do guia turístico contratado para acompanhar os visitantes na trilha.
Praia da Saudade
Outro passeio gratuito é para a Praia da Saudade, em Itanhaém. O acesso pode ser feito pela Trilha do Morro do Sapucaitava ou pelo Iate Clube. Nela, é possível tomar banho no Rio Itanhaém, pescar na praia e descansar bastante, além de praticar esportes náuticos como stand up paddle e jet ski.
A Praia da Saudade é considerada a menor da cidade. Ela também é fluvial, já que está localizada no encontro no Rio com o mar. Como o acesso é mais restrito, o local é tranquilo e costuma ser uma passagem para pescadores.
Além de todos os atrativos, ela permite acessar a Pedra do Carioca, que fica na Boca da Barra do Rio Itanhaém.
Fonte: G1