A Escola Náutica Marapé foi inaugurada em Cananéia, no litoral de São Paulo. O programa é gratuito e oferecerá atividades extracurriculares para alunos da rede pública municipal, com aulas de remo em canoas havaianas, vivências de navegação a vela e canoa caiçara.
A criação da Escola Náutica Marapé é uma iniciativa da frente de Educação Ambiental do Projeto Boto-cinza, uma realização do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) e patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.
O evento inaugural aconteceu neste sábado (23) com uma cerimônia de ‘batismo’ das novas canoas e desfile de embarcações caiçaras no Iate Clube Rio Verde, em Ilha Comprida. A cerimônia contou com a participação de Fábio Paiva, precursor a modalidade de canoa havaiana no Brasil, campeão brasileiro de canoagem e fundador da Associação Brasileira de Canoa Havaiana, além de autoridades.
Segundo o projeto, o objetivo da escola é utilizar o esporte náutico como ferramenta para compartilhar conhecimentos sobre os patrimônios ambiental, histórico e cultural de Cananéia, buscando o protagonismo jovem e a valorização das vocações locais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Z/p/oJQeqVTeG6KlQraNSsUg/escola-cananeia.jpg?quality=80&f=auto)
Aulas
Os alunos do programa receberão duas aulas semanais regulares de remo em canoa havaiana de 6 lugares e vivências pontuais de navegação a vela e em canoas caiçaras. O período de matrícula e os critérios de seleção serão divulgados no início de outubro.
A primeira aula é voltada para rotina de ensino, com o desenvolvimento da técnica de remada e demais habilidades e uma aula exclusiva para contemplação da natureza. O plano de aula inclui temáticas técnico-tática, ambiental, socioeducativo e histórico-cultural.
As aulas serão ministradas no Iate Clube Rio Verde. Para isso, os alunos irão atravessar a balsa em horário pré-determinado e em companhia dos instrutores da atividade.
Para as atividades de remada, serão fornecidos os equipamentos de proteção individual (EPI), como protetor solar, boné, camiseta U.V e colete salva-vidas. Além disso, também serão utilizados nas embarcações os equipamentos de proteção coletiva (EPC). Todos os protocolos serão seguidos rigorosamente a fim de garantir a segurança necessária para a prática esportiva.
Fonte: G1