Os pacientes de um hospital público de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, estão recebendo visitas inusitadas. Além das equipes médicas e familiares, quem trata algum problema de saúde recebe também o carinho da Duda e do Bernardo, dois cães ‘terapeutas’ que passeiam semanalmente pelos corredores do local levando alegria aos pacientes.
Os cães fazem parte de um programa do Hospital Mário Covas do arquipélago, que tem o objetivo de dar assistência ao paciente de internação de maior permanência.
Na companhia de voluntários e de uma médica veterinária, a dupla vai de quarto em quarto, encantando médicos, enfermeiros, familiares e os pacientes, que mesmo lutando para se recuperar de doenças, por alguns minutos conseguem esquecer dos problemas e se divertir com os cães, dando e recebendo carinho.
Segundo a prefeitura, uma equipe multidisciplinar elaborou um protocolo para a visitação e os cães são submetidos a uma rigorosa avaliação comportamental, para garantir a segurança de todos.
Benefícios
Segundo especialistas, a terapia assistida por animais traz diversos benefícios, podendo colaborar para o alívio da ansiedade, da pressão arterial, da alta frequência cardíaca, de triglicérides, do colesterol, do estresse e da depressão.
Além disso, pode também promover melhorias na comunicação, memória, concentração, afetividade, autoestima, estabelecimento de vínculos e prática de atividades físicas, tornando mais fácil até mesmo as atividades de fisioterapia.
Fonte: G1