Bombeiros realizam 60 salvamentos e registram uma morte no litoral de SP no final de semana

O final de semana foi um convite aos banhistas, que lotaram as praias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Mais pessoas no mar, mais trabalho para o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), que divulgou ter realizado 60 salvamentos entre sexta-feira (14) e domingo (16). A morte, de um homem ainda não identificado, foi registrada no sábado (15), em Bertioga.

Em relação à vítima, o GBMar informou que o homem foi encontrado na Praia Guaratuba, foi retirado do mar por banhistas e levado à faixa de areia. Os bombeiros foram acionados e constataram que ele estava em parada cardiorrespiratória.

A corporação informou que a vítima recebeu os primeiros socorros e foi levada ao hospital da cidade, onde a morte foi constatada às 13h06. De acordo com o GBMar, o homem tinha aproximadamente 60 anos e vestia uma bermuda e camiseta pretas.

Os salvamentos aconteceram nas cidades de Guarujá, Santos, São Vicente, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá e Peruíbe. Confira os registros do último final de semana por cidade:

Casos de afogamento registrados na Baixada Santista (SP), entre os dias 14/02 a 16/02

CidadeOcorrênciasVítimas salvasMortes
Guarujá24410
Santos440
São Vicente110
Bertioga221
Praia Grande550
Mongaguá220
Peruíbe350
Total 41601
Fonte: Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar)

O GBMar também informou ter registrado 25.843 prevenções em Itanhaém, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Ilha Comprida, além das cidades citadas acima. Este número é referente a toda intervenção dos guarda-vidas, como placas, apitos e orientações.

A corporação destacou que não há desaparecidos.

Resgate com Águia

Criança de 12 anos foi resgatada em situação de afogamento com apoio do Águia, em Guarujá, SP (Foto: Reprodução)

Em Guarujá, um adolescente de 12 anos foi resgatado em situação de afogamento na Praia do Pernambuco. Imagens mostram o momento em que os guarda-vidas carregaram o menino no colo até uma pedra, onde aguardaram o apoio do helicóptero Águia da PM.

De acordo com a prefeitura, o menor, que é morador de Guarulhos (SP), foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Enseada e inserido no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo, sendo transferido ao Hospital Santo Amaro. Ele já recebeu alta médica.

Perigo no mar

Corrente de retorno — Foto: Reprodução/TV Bahia
Corrente de retorno (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Segundo o GBMar, as correntezas são as maiores ameaças contra a vida dos banhistas e responsáveis pela maioria dos afogamentos em praias.

A corrente de retorno funciona como se fosse um rio em direção ao fundo do mar e pode arrastar uma pessoa em poucos segundos. Por ser difícil de identificá-las, a corporação coloca sinalizações com placas vermelhas.

Confira algumas orientações dos bombeiros para fugir de correntezas:

  • Não entre no mar em praias com sinalização
  • Se não souber nadar ou ingerir bebidas alcoólicas, não entre nas águas
  • Fique com a água abaixo da linha da cintura

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas