Uma baleia fez aparições na costa de São Vicente, no litoral de São Paulo, passou perto de banhistas e quase derrubou praticantes de canoa havaiana. Quem passava pela Praia dos Milionários e pela Praia de Paranapuã, na tarde desta sexta-feira (15), pôde apreciar o show do animal.
No vídeo é possível observar a baleia bem próxima as pessoas. Ela chega perto de uma praticante de stand-up paddle, que fica parada só observando a passagem do animal.
Veja o vídeo.
Depois, um instrutor de canoa haviana e uma criança admiram a baleia de longe. “Olha a baleinha. Olha aqui, olha aqui, olha aqui Julia”, diz ele. Em seguida, a menina dá muitas gargalhadas ao ver o animal.
A baleia também mergulha embaixo de uma canoa havaiana e dá um susto nos praticantes. “Ai, ela aqui, ela aqui, ela aqui. Meus Deus do céu, eu tô filmando, eu tô filmando. Ela chegou muito perto, eu filmei”, disse a mulher que flagrou a cena.
Ela estava acompanhada do instrutor de canoa havaiana Marcos Arthur Cavalcante, de 58 anos. Ele disse que ficou com um pouco de medo, pois o animal era gigante.
“Emoção muito grande, é até difícil de explicar com palavras. É um momento único, é um susto junto com a emoção, é maravilhoso. É uma coisa maravilhosa demais”, lembra.
Quem também ficou emocionada em ver o animal foi a advogada Suzana Wolf, de 47 anos, que planejava fazer uma expedição só para encontrar baleias. O sonho dela é nadar com uma delas.
Suzana contou que mandaram um aviso, no grupo de WhatsApp dos praticantes de canoa havaiana, sobre a aparição de uma baleia em São Vicente. Então, ela foi correndo para ver o animal. Quando chegou no local, todas as canoas havaianas já estavam no mar. Por isso, ela foi até a subida do Ilha Porchat para apreciar a baleia de longe.
“Cheguei a lacrimejar de emoção, apesar de só ter visto ela à distância. Toda vez que ela subia para respirar e eu a via, dava um grito de alegria”, conta.
De acordo com o biólogo marinho Augusto César, não é possível identificar a barbatana caudal da baleia. Porém, ele acredita trata-se de uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae). “Estamos no período dessa espécie”.
A baleia ficou mais de duas horas nadando perto das pessoas. De acordo com Suzana, um barco à motor se aproximou do animal e, segundo ela, provavelmente o barulho assustou a baleia. Depois, o animal desapareceu.
Fonte: G1