Baleia jubarte de quase oito metros é encontrada morta em praia no litoral de SP

Uma baleia jubarte de quase oito metros foi encontrada morta na Praia do Satélite em Itanhaém, no litoral paulista, após encalhar na tarde desta quarta-feira (29). O Instituto Biopesca foi acionado, recolheu amostras do animal e realiza necropsia.

De acordo com o instituto, a baleia da espécie Megaptera novaeangliae era fêmea e a causa da morte ainda é desconhecida. A equipe que examinou o animal, entretanto, alerta para motivos frequentes que justificam encalhes de animais desse porte.

Baleia jubarte de quase oito metros é encontrada morta após encalhar em praia no litoral de SP — Foto: Geraldo Forte
Baleia jubarte de quase oito metros é encontrada morta após encalhar em praia no litoral de SP (Foto: Geraldo Forte/G1)

Segundo a Biopesca, a separação precoce da mãe com os filhotes influencia para que as baleias pequenas se percam e acabem sendo capturadas acidentalmente pela pesca. Além disso, o Instituto pontua que, nesta época do ano, baleias jubartes tendem a migrar de águas frias para quentes da costa brasileira e, nesse percurso, podem ser atingidas por acidentes ou pesca ilegal.

O instituto pontua que esse tipo de incidente foi o quarto registrado no mês de setembro de 2021 na região. A carcaça da baleia foi recolhida pela Prefeitura Municipal de Itanhaém e terá uma destinação adequada.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas ou quaisquer animais marinhos na região entre Peruíbe e Praia Grande, o indicado é acionar o Instituto Biopesca pelo número 0800 642 3341 ou pelo WhatsApp da instituição.

Equipe do Instituto Biopesca recolhendo amostras do corpo da baleia para realizar exames em laboratório — Foto: Instituto Biopesca
Equipe do Instituto Biopesca recolhendo amostras do corpo da baleia para realizar exames em laboratório (Foto: Instituto Biopesca)
Corpo da baleia jubarte sendo recolhido pela Prefeitura de Itanhaém nesta quarta-feira (29) — Foto: Instituto Biopesca
Corpo da baleia jubarte sendo recolhido pela Prefeitura de Itanhaém nesta quarta-feira (29) (Foto: Instituto Biopesca)

Fonte: G1 – Foto: Geraldo Forte/G1)

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas