Uma baleia, da espécie jubarte, com cerca de 6,5 metros apareceu morta em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. O Instituto de Pesquisas de Cananéia (IPEC) explicou a reportagem que, por conta do estado de decomposição, o animal marinho foi enterrado no local.
De acordo com o IPEC, a baleia encalhou entre os balneários Tropical e Ubatuba em Ilha Comprida no último domingo. Os técnicos não puderam retirar a baleia da praia, pois ela já estava em avançado estado de decomposição, inclusive, sem a calda. Nesses casos, segundo o IPEC, não é possível realizar a necropsia para ter mais informações sobre o animal e a causa da morte.
Diante da situação do animal marinho, a prefeitura ficou responsável por fazer o enterro, que aconteceu na praia, pois não havia como destinar a baleia para outro local. “Ela é enterrada geralmente em faixa de areia que o mar não desenterre com muita facilidade. Eles [os agentes da prefeitura] tentam enterrar mais perto da restinga”, esclareceu o IPEC.
Ainda segundo o Instituto, é comum baleias aparecerem no local nesta época do ano, pois neste período elas estão de passagem pelo litoral. O membro da ONG SOS Pinguim de Ilha Comprida, Renato Azevedo, que estava no momento do resgate do animal, afirmou que em 2021 oito baleias apareceram mortas na região.
O animal foi registrado pelo Instituto de Pesquisas Cananéia, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que realiza o monitoramento diário das praias da Ilha do Cardoso, Ilha Comprida e Juréia, em Iguape.
Fonte: G1