Uma baleia-franca foi vista nadando junto com seu filhote nesta sexta-feira (29) próximo à Praia Vermelha do Sul, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.
O Instituto Argonauta informou que foi acionado e se aproximou de bote até o local onde as baleias foram vistas. A princípio, a suspeita era de que eram baleias-jubarte e que elas estavam presas em malhas.
No entanto, ao se aproximar dos animais, a equipe identificou que se tratava de uma baleia-franca que estava descansando e amamentando seu filhote antes de seguir viagem.
De acordo com o instituto, as baleias-francas têm uma natação mais discreta e lenta, sem os saltos e batimento de nadadeiras tão visíveis quanto as jubartes, o que leva muitas pessoas a acharem que os animais estão com algum tipo de problema que os impeça de se deslocar.
Esse foi o terceiro registro do ano de baleias-franca na região. Elas costumam aparecer mais na região Sul do país, diferente das jubartes.
Presidente do Instituto Argonauta, o oceanógrafo Hugo Gallo Neto explica que essa espécie já quase foi extinta. “Por serem animais lentos e frequentes em áreas costeiras, as baleias-franca já foram alvo de caçadores. Atualmente não são mais consideradas como animais ameaçados e vê-las ocupando novamente o espaço no nosso litoral é muito gratificante.”
Fonte: G1