Baleia encalha horas após ser vista no mar em praia no litoral de SP; fotos

A carcaça de uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) de 9,67 metros encalhou horas após ser vista na praia de Pernambuco em Guarujá, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (24). Imagens mostram o animal já encalhado na faixa de areia (veja no final da matéria).

Uma equipe do Instituto Gremar foi acionada, na manhã desta terça, para a ocorrência. No entanto, como o animal não havia encalhado e a maré estava elevada, não foi possível retirá-lo da água. Os trabalhos só começaram às 14h.

Carcaça de uma baleia, ainda não identificada, encalhou horas após ser vista no mar na Praia de Pernambuco, em Guarujá (Foto: Reprodução e Instituto Gremar)

O Instituto informou que um trator foi utilizado para trazer a carcaça para uma área mais próxima da faixa arenosa. Pelas imagens, é possível ver uma rede de pesca presa ao animal, o que pode ter ocasionado a morte. O petrecho encontrado preso ao animal típico de pesca de espinhel.

Com a carcaça em posição segura e encalhada próxima à faixa de areia, equipes do Instituto Gremar iniciaram os procedimentos necessários. No entanto, o exame de necropsia para identificação da causa da morte só poderá ser realizado na quarta-feira (25), por questões de segurança da equipe em relação às condições da maré.

Baleia foi retirada do mar com rede de pesca enrolada no corpo, na Praia de Pernambuco, em Guarujá (SP) (Foto: Instituto Gremar)
Rede de pesca estava presa em carcaça de baleia que encalhou na Praia de Pernambuco, em Guarujá (Foto: Instituto Gremar)
Baleia encalhou horas após ser vista na praia de Pernambuco em Guarujá, SP (Foto: Instituto Gremar)
Equipe do Instituto Gremar com a baleia encontrada na Praia de Pernambuco, em Guarujá (Foto: Instituto Gremar)

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias relacionadas