A carcaça de uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) de 9,67 metros encalhou horas após ser vista na praia de Pernambuco em Guarujá, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (24). Imagens mostram o animal já encalhado na faixa de areia (veja no final da matéria).
Uma equipe do Instituto Gremar foi acionada, na manhã desta terça, para a ocorrência. No entanto, como o animal não havia encalhado e a maré estava elevada, não foi possível retirá-lo da água. Os trabalhos só começaram às 14h.
O Instituto informou que um trator foi utilizado para trazer a carcaça para uma área mais próxima da faixa arenosa. Pelas imagens, é possível ver uma rede de pesca presa ao animal, o que pode ter ocasionado a morte. O petrecho encontrado preso ao animal típico de pesca de espinhel.
Com a carcaça em posição segura e encalhada próxima à faixa de areia, equipes do Instituto Gremar iniciaram os procedimentos necessários. No entanto, o exame de necropsia para identificação da causa da morte só poderá ser realizado na quarta-feira (25), por questões de segurança da equipe em relação às condições da maré.
Fonte: G1